2013 Galeria Hebraica
Territórios Afetivos - São Paulo - Brasil
Ficha Técnica
Local: Galeria Hebraica, São Paulo.
Ano: 2014.
Resumo da proposta: duas instalações, serigrafias, pinturas, fotomontagens.
(texto de apresentação)
Quem conhece a obra de Nair Kremer entende imediatamente o sentido da homenagem que ela faz à escritora Clarice Lispector, tantas as coincidências que as unem. Em ambas, a construção da obra se dá por acréscimo, isto é, fragmentos migratórios são retirados de seu lugar de origem, reinstalando-se na composição de novos objetos textuais e plásticos, que pedem para ser constantemente re-significados.
Há nesse processo de justaposição, além de um constante diálogo com o espaço físico, a procura de algo que, no entanto, não se encontra, uma vez que, ao juntar e re-juntar os fragmentos, não se chega à coincidência, num objeto único, de um signo que carregue sua significação. Essa coincidência por si só seria suficiente para justificar essa homenagem tantos anos após a morte da escritora.
Especialmente nas obras expostas nesta ocasião, há que se observar mais um aspecto simbólico e formal: a variedade de fundo imprime uma diferença na repetição das imagens de Clarice Lispector, que se impõem como outras de si mesmas.
Berta Waldman